Languages

Tuesday, June 5, 2018

Manifesto pela segurança da tecnologia no Brasil (especialmente criptoativos)


Vem surgindo muitos questionamentos a respeito dos meus estudos de segurança no mercado de criptoativos. O mais comum é de que estou trabalhando para algum concorrente em prol de difamar empresas, e esse é exatamente o oposto de minhas intenções.

Decidi escrever um mini-manifesto explicando minha visão de forma resumida, mini pois foi elaborado para ser publicado no facebook (ninguém lê textão). Segue:

O Brasil está no 7o lugar do mundo em crimes cibernéticos, mas é um dos países que menos investem em segurança de dados.

A grande consequência é um movimento natural do mercado em se criar analistas de segurança para o mal (black hats), aplica-se aqui a lei da oferta e procura pois é muito mais rentável roubar do que fazer o bem no Brasil.

Só se torna analista para o bem (white hat) quem possui um forte compasso moral. E mesmo assim, a pessoa ainda sofrerá perseguição das empresas que ajuda, ameaças e processos.

Ao mesmo tempo, programadores são formados para não ligarem para a segurança. O mercado incentiva a criação de profissionais que desenvolvam o máximo de funcionalidades no menor espaço de tempo, a clássica metodologia do "vai cavalo", depois se algo der errado é só botar a culpa no hacker ou no coitado do programador.

Criamos aqui uma receita para o desastre:
1- um país que persegue white hats
2- que não incentiva a preocupação com segurança na hora de desenvolver
3- voltado à filosofia do jeitinho Brasileiro
4- e que tem um ambiente propício para a impunidade dos verdadeiros criminosos

Nós da comunidade de criptomoedas estamos na vanguarda da tecnologia, e temos a OBRIGAÇÃO de reverter esse quadro, não estamos apenas lidando com dinheiro, o que por si só já é motivo suficiente, mas com o dinheiro do futuro.

É importantíssimo nesse momento que nosso mercado se auto-regule de forma a evitar incidentes como os que vimos no último ano, esses incidentes só farão com que os reguladores e juízes atuem cada vez mais na proibição das criptos, e tenham motivos de sobra para isso.


Fontes:
https://www.cbsi.net.br/2018/05/brasil-e-lider-em-cibercrime-mas-pouco.html?m=1
https://webinsider.com.br/seguranca-da-ti-no-brasil-muito-falatorio-pouca-evolucao/


Deixando claro aqui, meu interesse não é financeiro e sim acadêmico, Satoshi Nakamoto não criou o Bitcoin pensando em lucro, até mesmo porquê os Bitcoins dele nunca foram movidos, quem faz software open-source e gratuito prioriza o caráter científico de suas pesquisas.

No comments:

Post a Comment